Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Jaguari, domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (55) 3255-1451

Atendimento Atendimento: Horário de atendimento 07:30 - 14:00 - Segunda a Sexta - Na segunda-feira o atendimento ao público é contínuo até o horário das Sessões Ordinárias, às 18 horas.

Domi
19/05
Parcialmente Nublado
Máx 15 °C
Min 9 °C
Índice UV
4.0
Segu
20/05
Parcialmente Nublado
Máx 16 °C
Min 6 °C
Índice UV
4.0
Terç
21/05
Chuvas Isoladas
Máx 18 °C
Min 8 °C
Índice UV
4.0
Quar
22/05
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
4.0

CULTURA

Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari

O festival Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari se constitui num dos grandes eventos turísticos de nossa cidade, já consagrado em todo o Rio Grande do Sul, num dos melhores festivais do gênero, atraindo para Jaguari os talentosos músicos, compositores e intérpretes gaúchos. O festival é uma promoção do Clube de Caça e Pesca de Jaguari – CAPEJAR, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguari e da Câmara Municipal de Jaguari.

O Grito do Nativismo é realizado no mês de janeiro, tendo por objetivo valorizar a música gaúcha em todas as suas linhas, ritmos, estilos, origens e influências, reafirmando a importância da preservação das tradições riograndenses e a integração do povo Jaguariense com poetas, músicos, compositores, instrumentistas e intérpretes da música gaúcha. Assim, o evento promove o turismo e projeta Jaguari nas esferas gaúchas, brasileiras e no Mercosul.

Texto: Jornalista Miguel Monte





Para ver as  Músicas do Grito clique aqui 

Carnaval de Jaguari

O Carnaval de Rua de Jaguari é considerado o maior e melhor carnaval de toda a região centro do Rio Grande do Sul, e um dos maiores do interior. Na edição de 2014 o Carnaval de Rua de Jaguari recebeu um público de cerca de 80 mil pessoas, nos cinco dias. Assim, este evento possibilita grandes atividades econômicas para a cidade com a presença de milhares de visitantes e turistas.

Para receber este grande público, a Prefeitura Municipal de Jaguari a cada ano, realiza novas melhorias na Avenida Severiano de Almeida, destacando-se em 2014: a ampliação da avenida do carnaval, o aumento dos sanitários químicos, da praça de alimentação e dos camarotes, assim como da segurança, com o Pelotão de Operações Especiais – POE e a instalação de câmaras de monitoramento. A iluminação e a decoração ao longo da avenida, a cada edição do Carnaval, se aprimoram e deixam o local mais iluminado e ornamentado.

Assim, o Carnaval de Rua de Jaguari se constitui num grande fenômeno de evento popular, atraindo para a cidade foliões de todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul, bem como de outras partes do país.

Texto: Jornalista Miguel Monte






Jaguari das Belezas Naturais


Apresentação do Projeto

A Câmara Municipal de Jaguari realiza a 1ª Mostra Fotográfica “Jaguari das Belezas Naturais” com a artista Simone Marcon, através da exposição de 21 (vinte e uma) fotografias impressas, 100 (cem) fotografias em multimídia e 05 (cinco) modelos de cartões postais. A exposição inicia no mês de aniversário do Município de Jaguari e encerra em dezembro de 2014. O evento acontecerá de forma itinerante, com lançamento na Sessão Solene em Homenagem aos 94 anos de Emancipação Político Administrativa do Município de Jaguari, dia 18 de agosto de 2014. No período de 19 e 20 de agosto, estará na Feira Municipal do Livro. Em 23 de agosto visitará o Instituto Federal Farroupilha – Câmpus de Jaguari, no Dia da Comunidade. No dia 24 de agosto no Sarau Regional da 3ª Idade. De 29, 30 e 31 de agosto, na 1ª Feira das Potencialidades de Jaguari. Após o mês de aniversário do Município de Jaguari a exposição visitará alguns municípios do Vale do Jaguari e da região central. Tal projeto parte da concepção da promoção da arte acessível a todos e revelando nosso patrimônio natural, cultural e histórico, utilizando a imagem como instrumento de preservação deste patrimônio e fomento do turismo.


Objeto

Mostra fotográfica “Jaguari das Belezas Naturais”, acontecerá de forma itinerante, no Município de Jaguari, na região do Vale do Jaguari e região central, no período de agosto a dezembro de 2014, com a exposição de fotografias impressas, em multimídia e cartões postais.


Objetivos
Objetivo Geral


Apresentar as imagens produzidas pela artista Simone Marcon, as quais reportam as belezas naturais de Jaguari, sob uma ótica apaixonada e ressaltando as potencialidades naturais.


Objetivos Específicos

  • Divulgar as belezas naturais e as potencialidades do turismo do Município de Jaguari.
  • Compartilhar a arte fotográfica produzida pela artista jaguariense, Simone Marcon.
  • Fomentar a identidade cultural da população jaguariense.
  • Difundir por meio das redes sociais e mídias digitais as belezas naturais de Jaguari.

Justificativa

As belezas naturais de Jaguari são um patrimônio natural, cultural e histórico de nossa comunidade, fomentando e desenvolvendo o turismo, assim a exposição é a oportunidade de levar a arte fotográfica da artista jaguariense Simone Marcon, para que os cidadãos jaguarienses se reconheçam como integrantes da comunidade, e os municípios do Vale do Jaguari e da região central, vejam as potencialidades da nossa terra. Tal ação promoverá o turismo, fomentará a cultura e unirá a comunidade. É uma exposição inédita, inspirada nos princípios da Carta da Terra, a partir da sustentabilidade, da ética, do respeito e do cuidado pela comunidade, da integridade ecológica, da democracia e de uma cultura de paz. Uma oportunidade de projetar as belezas naturais de Jaguari.


Resultados Esperados

Fomentar a arte e o turismo com imagens do nosso patrimônio natural, cultural e histórico, que poderão ser compartilhados via redes sociais e mídias espontâneas, através do site da Câmara Municipal de Jaguari: www.camara.jaguari.rs.gov.br.



MÚSICAS DO GRITO

Data de criação: 17/04/2024

Acessar página

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Horário de atendimento 07:30 - 14:00 - Segunda a Sexta - Na segunda-feira o atendimento ao público é contínuo até o horário das Sessões Ordinárias, às 18 horas.

CNPJ: 89.208.474/0001-37Nome Fantasia: JAGUARI CAMARA DE VEREADORES

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookYouTube

CONTATO

Praça Gilson Carlos Reginato
Centro
Jaguari - RS
CEP: 97760-000
Telefone: (55) 3255-1451
E-mail: camara@jaguari.rs.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 16/05/2024

Portal atualizado em: 16/05/2024 13:37:17

Câmara Municipal de Jaguari - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.